segunda-feira, 18 de junho de 2012

A Maneira correta de resgatar um banco



encontrado aqui: 



Durante a crise financeira de 2008 que culminou com a falência da Lehman Brothers, o governo americano interveio para evitar um completo colapso do sistema financeiro mundial.

Henry Paulson, o secretário do tesouro do governo Bush, fez uma enorme campanha para conseguir aprovar o bailout para os bancos, foi ao congresso, fez aparições na TV, pediu à população para aprovar o pacote de ajuda de US$ 800 bilhões para o setor financeiro.

Na época esse montante parecia algo inimaginável, próximo a 1 trilhão de dólares. Hoje esse valor parece mais um troco já que é sabido que o valor total do bailout aos bancos foi de mais de US$16 trilhões.

Com certeza a intervenção foi necessária. Sem a intervenção o sistema financeiro mundial teria implodido e o mundo mergulharia numa profunda depressão deflacionária.

O grande problema foi como o bailout foi feito, visando muito mais salvar os bancos e investidores do que proteger a saúde da economia.

O artigo Hey, Europe, Here’s The Right Way To Bail Out Banks… publicado no Business Insider explica como um banco tem que ser resgatado:

Resgate de bancos podem ser feitos sem que custem biliões de dólares aos contribuintes ou premiar executivos e investidores que tomaram decisões erradas.

O resgate precisa apenas ser feito da forma correta:



São 7 passos:
  • Tomar posse do banco
  • Demitir os gerentes/diretores
  • Corrigir o valor dos empréstimos podres para o seu atual valor de mercado
  • Zerar o valor do banco (os acionistas perdem tudo)
  • Compartilhar as perdas entre os credores do banco ( perdem alguma coisa)
  • Injetar novo capital
  • Re-valorizar o banco (vendendo parte ou tudo)


Numa reestruturação assim, o banco não para as suas operações, então a economia não é afetada.


Enquanto isso, os idiotas que emprestaram ao banco e compraram as ações do banco tem o prejuízo que merecem. E o banco imediatamente se torna sólido outra vez, pronto para fazer novos empréstimos para empresas e países que os mereçam. (e, talvez os agentes financeiros que ainda estejam no banco sejam punidos por sua estupidez e sejam mais prudentes na próxima vez).


Não importa o tamanho do banco, isso pode ser feito com um banco de qualquer tamanho.


E se precisar, isso pode ser feito com vários bancos ao mesmo tempo. Só precisa de uma entidade – como o governo americano ou o BCE – que tenha o poder de se apossar e reestruturar o banco antes que ele vá a falência.


Esta é a forma correta de resgatar os bancos. E essa é a única forma de fazê-lo sem premiar a estupidez, os empréstimos imprudentes e falhando em atacar a raíz do problema.




artigo original aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário