quarta-feira, 10 de outubro de 2012

E quando o ouro se esgotar, o que será de nós?

Parece que continuamos a exportar muito ouro. Até Agosto foram 544 milhões (inclui pérolas, pedras e outros metais preciosos, mas vamos admitir que é tudo ouro), um crescimento de 67% face ao período homólogo. Mas estamos a assistir a uma dramática desaceleração: considerando valores mensais, as “exportações douradas” só cresceram 29% em Agosto, depois de terem registado aumentos de 48% em Julho e de 76% em Junho. Em Julho, em termos acumulados, o seu crescimento representava 10% do aumento das exportações, em Agosto só representa 8,2%. Indício evidente que o “filão” se está a esgotar e que o maná das exportações estará próximo do fim. Claro que existem os outros 92% de crescimento, mas isso é marginal. As exportações no mês de Agosto até aceleraram, subiram 13,7%, a 2ª maior subida do ano a seguir a Fevereiro (13,8%), mas se não fosse o ouro…

publicado aqui



7 comentários:

  1. Vivendi, gostava de saber no peso das exportações:
    o peso dos metais preciosos e,
    a VENDA de Fármacos, que parece ser a última moda.

    Como o Ministro da Justiça conseguiu forçar o abaixamento do preço dos medicamentos nas indústrias farmacêuticas, estas vendem aos revendedores, tipo Alliance Healthcare e outras,e estas podem vender ao exterior, desde que não haja rutura de stock em solo nacional...

    vou fazer um post sobre isto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Junta também aqueles milhares de carros que foram importados e que agora estão a ser exportados, a maquinaria pesada das empresas falidas, leilões de antiguidades e fica assim completo o "milagre" das exportações.

      Eliminar
  2. Com o preço do ouro tão alto é normal as suas exportações aumentarem.

    A procura de ouro é muito muito grande nesta fase e o valor do ouro para a maioria das pessoas é bastante inferior ao da procura.

    Os valores de exportações em Agosto é fenomenal.
    Agosto, historicamente o mês de mais baixas exportações conseguiu este ano ter valores mais elevados que em 4 meses do ano passado!!!

    Mas o dito filão de ouro não se está a esgotar, há muito muito ouro a circular em Portugal.

    Seria interessante investigar uma situação que já li em alguns sites.
    Diz-se que os Chineses estão a contrabandear ouro para derreter em Portugal e vender como português.
    A situação parece-me possível.

    Alguém ouviu falar disso?

    ResponderEliminar
  3. Voltei a reler a última frase e não percebo o porquê:

    "As exportações no mês de Agosto até aceleraram, subiram 13,7%, a 2ª maior subida do ano a seguir a Fevereiro (13,8%), mas se não fosse o ouro…"

    Se não fosse o ouro?
    As exportações do ouro (PÉROLAS, PEDRAS E MET. PRECIOSOS, SUAS OBRAS; BIJUTARIAS; MOEDAS) subiram de 45 para 58 milhões. 28,8%
    As restantes exportações de 2879 para 3266 milhões. 13,4%.
    Sem o efeito ouro, a subida de Agosto continuaria a ser provavelmente a maior do ano.

    Ou melhor, em Fevereiro o ouro subiu de 27 para 74 (174%) e o restante subiu de 3277 para 3697. (12,8%).
    Não vou fazer as contas para os restantes meses, mas ao contrário do que diz o artigo, se não fosse o ouro, as exportações subiriam na mesma e Agosto seria provavelmente o mês de maior subida.

    Posso estar a interpretar tudo mal, mas podes-me explicar a frase "se não fosse o ouro?".

    ResponderEliminar
  4. Creio que o autor desse post queria dizer que as exportações de ouro foram determinantes para consolidar o aumento registrado nas exportações de Agosto, apesar do fluxo de exportação do ouro já estar em queda.

    ResponderEliminar
  5. Contudo penso que a análise dele é exagerada.
    Os números sem ouro (e restantes) desmentem a análise dele.

    Repara que o enfoque dele parece ser outro.

    E esquece por exemplo que se consideramos a venda de ouro um reflexo da crise, sem dados concretos que o confirmem, então também podíamos considerar a diminuição das exportações como um desacelerar da crise.
    Para diluir ainda mais as conclusões, esquece que o ouro e prata subiram mais de 10% em valor num ano. Pelos valores que estão, qualquer pessoa perde o amor ao ouro, com ou sem crise.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ouro pode ainda subir muito mais...

      Tudo o que já foi publicado no blogue sobre o ouro:

      http://vivendi-pt.blogspot.com/search?q=ouro

      Eliminar