Portugal tem das maiores reservas de ouro do mundo, com o metal amarelo detido pelo Banco de Portugal a ter o maior peso em relação ao PIB de todo o mundo desenvolvido. E, numa altura em que o País atravessa um período de forte ajustamento para reconquistar a confiança dos mercados, há entidades a defender que Portugal coloque as suas reservas de ouro a ajudar no financiamento do Estado. E já fizeram essa proposta ao Parlamento Europeu.
notícia aqui
Este foi o 1º post publicado na Espuma dos Dias: O ouro de Portugal , onde alertou-se para os abusos cometidos por Cavaco e Constâncio, os maiores responsáveis pelo desaparecimento de metade das nossas reservas de ouro.
Já muito se escreveu no blogue sobre o ouro e a sua intíma ligação ao dinheiro como suporte de credibilidade.
Tendo em conta as atuais "habilidades" económicas praticadas em todo o mundo, o ouro pode até eventualmente num futuro não muito distante, ser novamente associado à circulação de dinheiro, o regresso do padrão de ouro.
O ouro acumulado pelo Salazar não deverá ser utilizado de forma alguma para pagar as dívidas do Sócrates mas sim para manter e preservar a independência de Portugal.
Tudo o que já foi escrito sobre o ouro pode ser consultado aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário