domingo, 12 de agosto de 2012

O BCE empresta


Do blog Rcesar

BCE Empresta Dinheiro à Grécia Para a Grécia Pagar a Dívida Com o BCE



O Banco Central Europeu vai emprestar dinheiro para a Grécia para que a Grécia possa pagar os títulos de sua dívida que estão em posse do BCE.

“Não há tempo a perder”, disse Jean-Claude Juncker há poucos dias atrás. Os líderes devem fazer “tudo ao seu alcance” para salvar a união monetária.

Mas uma coisa está ficando clara: Os políticos estão cada vez mais empurrando o trabalho sujo para o BCE.

Veja o exemplo da Grécia, aonde liquidez está ficando escassa. O governo em Atenas precisa pagar €3 bilhões em títulos que estão maturando ao BCE até 20 de Agosto. A solução para esse problema parece paradoxal: O próprio BCE está injetando dinheiro na Grécia para que o país possa repagar o BCE.

É um plano controverso porque o BCE é proibido de financiar governos diretamente. Como resultado, ninguém está falando abertamente sobre o absurdo fluxo do dinheiro. O BCE apenas deu a entender que estenderia a mão a Grécia.

No entanto, as informações sobre os planos do BCE para manter a Grécia de pé até a próxima rodada de ajuda internacional vazaram. O BCE escolheu um desvio via o Banco Central grego. Ele vai se permitir a emissão de empréstimos de emergência ao Banco Central grego. Este, por sua vez, deverá usar o dinheiro para comprar títulos do governo Grego com maturidade curta. Isso vai render € 4 bilhões.

O banco central grego aceitará esses “duvidosos” títulos como garantia e proverá os problemáticos bancos comerciais do país com dinheiro fresquinho impresso pelo BCE.


Isso parece coisa de malucos. A cara de pau desses “líderes” está demais. Inventam os mais escabrosos artifícios para ludibriar o povo e tentar disfarçar a verdade. E a verdade é que a Grécia está falida e não há nada que o BCE, a UE ou o FMI possam fazer para mudar isso.

A bem da verdade, os “líderes”, bem como a elite financeira europeia (e mundial) estão morrendo de medo da Grécia (oficialmente) declarar o default.

E o que o default da Grécia provocaria? Para entender isso, é preciso entender como os bancos funcionam.

Os bancos comerciais são os maiores compradores de títulos dos governos. Tradicionalmente, esses títulos rendem pouco mas são “100% seguros” (já não são mais), por isso os bancos os compram e os usam como garantia para seus outros empréstimos, que rendem mais porém são mais arriscados. Os bancos gregos e europeus possuem bilhões de euros em títulos gregos que são usados para garantir trilhões de euros em empréstimos. Se a Grécia declarar o default, esses bancos perdem seus mais valiosos ativos, se tornam insolventes e tem que liquidar suas carteiras de empréstimos. Seria um caos total no sistema financeiro europeu e mundial. Daí esse desespero todo da UE em evitar o default de qualquer país membro.

Mas medidas desesperadas como essa do BCE só adiam o inevitável, e aumentam a minha convicção de o grande colapso está cada vez mais perto.






Sem comentários:

Enviar um comentário