sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A divisão da Espanha

De forma ainda mais preocupante, achei que o país está a balcanizar-se em vários sentidos.
Os sentimentos nacionalistas estão exacerbados e reclama-se hoje a independência na Catalunha com uma naturalidade pasmosa. Convocam-se eleições antecipadas em várias comunidades autónomas e, no País Basco, as forças independentistas até parecem ter possibilidade de vitória. A família real espanhola perde de forma instantânea grande parte do reconhecimento de exemplaridade que tinha conquistado durante décadas. Imigrantes subsaarianos invadem ilhotes desabitados a milhas do Norte de África e revitalizam velhas reivindicações fronteiriças. E, no meio destas tensões, aparecem candidatos a caudilhos militares que pretendem canalizar o descontentamento e ameaçam contra qualquer alteração da integridade territorial do país.

artigo aqui


2 comentários:

  1. As ideias propagam-se à velocidade do pensamento.

    Será que a coisa começa a ficar um bocado fora de controlo?

    ResponderEliminar
  2. Deixo aqui o mesmo comentário que deixei no blog "contascaseiras" do Tiago Mestre, sobre a notícia que cita Durão Barroso e - para mim brilhante e corajosa - intervenção de Durão Barroso no Parlamento Europeu, contra as opiniões "na moda" nos paises mais ricos do norte da Europa:

    Não há qualquer dúvida: ou a Europa consegue perceber que só terá relevância geo-política internacional do sec. XXI se se conseguir UNIR (como Federação ou Confederação), ou, a prevalecerem os nacionalismos e os velhinhos estados-nação, está condenada à irrelevância (mesmo as nações maiores como Alemanha, França, UK), e, muito pior do que isso, a médio prazo voltará a confrontar-se com GUERRA! (como já por 2 vezes no último século... e centenas de vezes ao longo da História!)
    Ou consegue dar o salto lógico, ou repetirá a sua tragédia!
    É incrível ver que os europeus não conseguem perceber o seu próprio interesse em se organizarem / unirem (aparentemente o "politicamente correcto" nas opiniões públicas dos vários países europeus - pelo menos "online" - é... o velhinho nacionalismo!) INCRÍVEL!!!
    E o que será quando forem morrendo as gerações mais velhas que são testemunhas-vivas do horror que isso causou à Europa.
    2 GUERRAS MUNDIAIS (SÓ NO ÚLTIMO SÉCULO) NÃO NOS FIZERAM PERCEBER NADA???

    No que quer transformar-se a Catalinha? Num paraíso fiscal (v.g. Mónaco), em banqueiros e refúgio do mundo (v.g. Suiça)? São "nichos de mercado" já ocupados por vários países (duvido que a Catalunha consiga ser mais um a disputar esse mercado... e aguentar-se).
    Se a Espanha não resistiu à especulação da alta finança internacional (U.S.A. + U.K), quanto mais uma Catalunha sózinha! LOOOOOOOOL

    E pensar que ainda há meses vi celebrar loucamente em Barcelona a ascensão da Espanha a campeã do Mundo e da Europa de futebol... (sim, com vários catalães, mas também com Sergio Ramos, Arbeloa e Casillas do Real Madrid; Jordi Alba (para mim melhor jogador do Europeu) do Valência; Jesus Navas do Sevilha; Santi Cazorla; Fernando Torres; F. Llorente, etc, etc).
    E basta uma selecção perder 2 ou 3 jogadores em posições-chave para baixar o patamar de excelência enquanto equipa e já não conseguir alcançar o topo.
    Que o diga a nossa selecção! (porventura o melhor exemplo: ficamos sempre com 1 ou 2 posições por preencher devidamente por falta de base de recrutamento - v.g. ponta-de-lança - e, por isso, apesar de termos alguns dos melhores do mundo, ficamos perto mas nunca conseguimos).
    Somos um bom exemplo para a Catalunha reflectir...
    Carlos Antunes

    ResponderEliminar