sábado, 3 de dezembro de 2011

A Crise do movimento dos capitais


Todo o capital acumulado desapareceu! Resultante de uma assimetria entre as áreas do mundo que tem excedentes e as áreas que tem défices.


Como se formou a dívida?


Os portugueses optaram em sucessivas eleições após eleições, por programas e políticos que encheram o país de dívida. A responsabilidade dos políticos deveria ser o de avisar o que poderia acontecer, e quem avisava perdia as eleições.


A dívida na Europa está a destruir todo o capital que existia. Em Portugal desapareceu todo, Portugal convenceu-se que tinha o mesmo rating alemão, sem equilibrar a sua balança e gastos públicos.


Portugal e boa parte da Europa têm um sistema de políticas públicas que hoje não é possível de financiar pela realidade da estrutura demográfica e desindustrialização.

1 comentário:

  1. Concordo inteiramente com a análise.
    Mas, tudo começou com a transferência de verbas avultadas para a china e outros emergentes. Ou você acha que se levanta uma cidade como Xangai em meia dúzia de anos como foi feito (só como exemplo).
    Estamos a verificar a grande responsabilidade entre a classe política e as mega empresas mundiais. O dinheiro viaja para onde rende mais porque dinheiro faz dinheiro. Admira-me é os EUA terem admitido esta circularidade do dinheiro sabendo que iam cair na situação que se encontram, uma expressiva dependência da China.

    ResponderEliminar