terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Consumir chega?



Por si só, os consumidores não criam empregos. Os consumidores também não são os responsáveis pelo desenvolvimento industrial.

Um empreendedor pode sobreviver sem um consumidor. Ele pode produzir para si próprio ou ele pode utilizar sua produção como moeda de troca pelos produtos criados por outros empreendedores. Já o consumidor não vive sem o empreendedor.

Como existiriam consumidores se não houvesse empreendedores e investimento privado que lhes pagassem salários, que é o que realmente permite que as pessoas sejam consumidores.

Se bastasse o consumo, então os EUA, em que a sociedade americana é consumidora por natureza, nunca haveria uma recessão económica.

As sociedades precisam sim é de empreendedores e investimento produtivo para alavancar a sua economia.




1 comentário:

  1. Isto é um malabarismo intelectual de baixo nível e demasiado infantil. O que o autor deste panfleto neo-liberal está a falar é de empreendedorismo de sobrevivência e aí qualquer consumidor pode ser (e será) empreendedor. Outra coisa é falar da economia de um País capitalista que obviamente está dependente do consumo, mais que isso, até. Esse consumo terá de ser progressivo. Se o consumo estagnar, recuar ou parar, o capitalismo entra em recessão e pode até sucumbir. É precisamente isto que se está a verificar. Sem consumo, não há empresários, fábricas, banqueiros... meta isso na cabeça, Sr. Autor.

    ResponderEliminar