sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

As peripécias de Cavaco



Em 1980
Cavaco Silva, então ministro das Finanças, Sobe os gastos orçamentais, valoriza o escudo, dificulta as exportações, aumenta as importações. O défice das transacções correntes sobe de 5% do PIB em 1980 para 11,5% em 1981 e 13,2% em 1982. A dívida externa aumenta de 467 milhões de contos em 1980 para 1199 milhões em 1982. Perante o descalabro, em 1983, o novo governo da AD vê-se obrigado a subir as taxas de juro 4 pontos, e a vender 50 toneladas de ouro para financiar as contas externas. O desnorte é total.

Na UE
Desmantelamento do sector das pescas, silvicultura e da agricultura em Portugal, a troco de algumas ajudas financeiras da UE. A maioria dos agricultores e pescadores passaram a receber para não produzirem, arrancarem arvores (vinhas, oliveiras, etc) ou abandonaram a sua actividade piscatória, contribuindo desta forma para o aumento da dependência alimentar de Portugal de países como a Espanha e França.

No Ouro
A entrega de toneladas de ouro do Banco de Portugal a uma empresa norte-americana que terminou na falência, uma operação conduzida por Cavaco Silva e o ministro Tavares Moreira.

No final do governo
Cavaco deixa o governo, em 1995, numa altura que o desemprego começa a subir e se fazem sentir as deficiências estruturais de um Estado perdulário e numa crescente engorda, sendo denominado como "O pai do monstro".

Na presidência
A cooperação estratégica, Cavaco fez a cooperação estratégica com Sócrates... Andava distraído do alto do seu pedestal com tudo o que rodeava à sua volta, até mesmo com o BPN.
Assim Sócrates, com uma presidência fraca, um povo brando e facilmente enganável, uma justiça inexistente, uma cobertura à maçonaria e vice-versa desta para com ele, com estes ingredientes deu o grande golpe da BESTA em Portugal. Hoje vive à grande e à francesa!


Desconhece o verdadeiro significado da palavra equidade.

Um dos maiores entraves atuais às reformas necessárias.

Fraco economicamente e sem visão global do mundo.



Temos assim hoje uma república que desconhece a justiça, comandada por elites fracas e viciadas.

 

Haveria como é óbvio muito mais para falar…

2 comentários:

  1. Com este histórico e desempenho, por favor, deixe este Cavaco por aí mesmo pois já temos muitos cavacos pelo caminho.

    ResponderEliminar
  2. Já agora dá-te ao trabalho de um estudo comparativo entre todos os ministros de finanças e seus primeiros ministros. Os números não são manipuláveis.
    Nunca vi a esquerda quixar-se das benesses e admissões na administração pública dos governos Cavaquistas, antes pelo contrário ainda berravam por mais. Viu-se ao que chegámos.
    Quanto ás políticas agrícolas e outras made in EU que eu saiba foi o papá Soares que nos meteu na Europa para parar a deriva comunista ( e quanto a mim bem). Enfim este tipo de frases soltas só amarram mentes muito básicas, sobretudo para um pomposo nome de Análise e Pesquisa, Deus nos livre de teres algum trabalho sério de tratamento de dados ou estatísticas. Carlos Teixo de Sousa

    ResponderEliminar