segunda-feira, 2 de julho de 2012

Olhos nos olhos


O programa de hoje Olhos nos Olhos foi fatal.

O sábio Medina sabe porque sabe que a Europa sem o protecionismo está condenada ao declínio.

E nós aqui também o sabemos e boa parte dos leitores que deram o seu contributo à sondagem sobre qual o modelo económico que a Europa deve seguir.

A China não é só uma economia global, é também ao mesmo tempo altamente protecionista, pelo baixo valor da sua moeda, uma estratégia mordaz inspirada na tradição chinesa, a paciência, que aos poucos vai desindustrializando e descapitalizando a sociedade ocidental para assim atingir a hegemonia.


3 comentários:

  1. Ao contrário! Em sociedades crescentemente envelhecidas, em que os défices públicos são praticamente uma inevitabilidade devido aos custos de saúde (isto é atendendo que o sistema não mude fundamentalemente) se não houver excedentes externos estamos condenados à bancarrota e a um ajustamento (isto para não dizer apobrecimento) brutal!

    Em todo caso a UE está pouco aberta ao exterior, apenas 16% do seu comércio é feito com o estrangeiro. E mesmo assim cerca de 70% desse comércio é feito com os países mais ricos da OCDE. O problema é o excesso de regulamentações e de burocracia do nosso lada, não do estrangeiro.

    Quanto à suposta concorrência desleal chinesa é muita relativa. É certo que há um conjunto de regulamentações e de manipulações artificiais na moeda e na economia, mas os chineses estão a pagar o preço dessas irresponsabilidades: inflação galopante, bolha imobiliária e bolsista à beira da explosão, má afectação de recursos (corrupção, problemas ambientais...) e cresciemento em baixa (nota: + 7,5% lá é como 2% cá, é o suficiente para estabilizar o desemprego e mais nada, e lá as pessoas só aceitam o regime porque ainda se lembram do comunismo puro e duro, fora disso toda gente ODEIA o poder).

    Resumo: se temos problemas de emprego e estamos a perder a nossa hegemonia é por nossa culpa. E mesmo assim a que serviu a nossa hegemonia? As nossas multnacionais são protegidas pelas patentes à custa dos pobres do Terceiro Mundo, os "nortenhos" (EUA, mas também a URSS) nunca hesitaram a intervir militaremente aonde os interesses das suas companhias monopolísticas estavam em causa. O problema do mundo não são os ricos ou os pobres, os brancos ou os pretos, são os políticos e a corja que anda à volta deles que quer ter privilégios pessoais!

    ResponderEliminar
  2. Ora nem mais!

    E com as politicas de desertificação do pais em curso só pioramos tudo.

    A meu ver Portugal é um dos países melhor preparados para tirar proveito da globalização sem medo do bicho papão, já não temos industria os salários são bastante baixos, ficamos no centro do mundo e temos boas relações com toda a gente.

    Temos obrigação de fazer melhor, não temos é políticos à altura e continuamos corruptos.

    ResponderEliminar
  3. Mesmo a propósito:

    http://www.contrepoints.org/2012/07/03/88706-delocaliser-en-chine-une-decision-de-moins-en-moins-rentable-selon-une-nouvelle-etude

    ResponderEliminar