domingo, 29 de janeiro de 2012

Post “em debate de ideias”

Protecionismo - O caso Brasil
Será este o caminho certo para a Europa?


 Participe: escreva o seu comentário educado e inteligente





1 comentário:

  1. Relativamente ao protecionismo, neste momento o Brasil é um dos países do G20 mais fechado e pôde correr um risco acrescido, de que para garantir a sobrevivência da sua industria, o seu mercado possa encolher, resultando deste efeito perca da qualidade de vida e uma fraca manutenção de emprego.
    A concorrência desleal praticada pela China nas relações comerciais que mantem com os seus parceiros, foi um fator preponderante para que esta crise tivesse pernas para andar se não mesmo galopar.
    A abertura de mercados a certos países com economias baseadas na exploração de mão de obra deve no futuro ser muito restritiva.
    Portanto penso que o protecionismo praticado hoje em dia está longe de ser o modelo correto para que as transações comerciais possam ter o seu exito a nivel mundial.
    Em Portugal o assunto é muito grave porque neste momento para optarmos pelo modelo Brasileiro teremos que revigorar vários setores da nossa economia e portanto haverá um período de grande carência .
    Neste momento Portugal terá antes que tudo fechar a porta para balanço e só depois partir para a adoçam de medidas que poderão passar por algumas restrições mas jamis comparadas com o protecionismo brasileiro.
    blabla

    ResponderEliminar