Relativamente ao protecionismo, neste momento o Brasil é um dos países do G20 mais fechado e pôde correr um risco acrescido, de que para garantir a sobrevivência da sua industria, o seu mercado possa encolher, resultando deste efeito perca da qualidade de vida e uma fraca manutenção de emprego. A concorrência desleal praticada pela China nas relações comerciais que mantem com os seus parceiros, foi um fator preponderante para que esta crise tivesse pernas para andar se não mesmo galopar. A abertura de mercados a certos países com economias baseadas na exploração de mão de obra deve no futuro ser muito restritiva. Portanto penso que o protecionismo praticado hoje em dia está longe de ser o modelo correto para que as transações comerciais possam ter o seu exito a nivel mundial. Em Portugal o assunto é muito grave porque neste momento para optarmos pelo modelo Brasileiro teremos que revigorar vários setores da nossa economia e portanto haverá um período de grande carência . Neste momento Portugal terá antes que tudo fechar a porta para balanço e só depois partir para a adoçam de medidas que poderão passar por algumas restrições mas jamis comparadas com o protecionismo brasileiro. blabla
Relativamente ao protecionismo, neste momento o Brasil é um dos países do G20 mais fechado e pôde correr um risco acrescido, de que para garantir a sobrevivência da sua industria, o seu mercado possa encolher, resultando deste efeito perca da qualidade de vida e uma fraca manutenção de emprego.
ResponderEliminarA concorrência desleal praticada pela China nas relações comerciais que mantem com os seus parceiros, foi um fator preponderante para que esta crise tivesse pernas para andar se não mesmo galopar.
A abertura de mercados a certos países com economias baseadas na exploração de mão de obra deve no futuro ser muito restritiva.
Portanto penso que o protecionismo praticado hoje em dia está longe de ser o modelo correto para que as transações comerciais possam ter o seu exito a nivel mundial.
Em Portugal o assunto é muito grave porque neste momento para optarmos pelo modelo Brasileiro teremos que revigorar vários setores da nossa economia e portanto haverá um período de grande carência .
Neste momento Portugal terá antes que tudo fechar a porta para balanço e só depois partir para a adoçam de medidas que poderão passar por algumas restrições mas jamis comparadas com o protecionismo brasileiro.
blabla