sábado, 18 de fevereiro de 2012

Islândia livre




Islândia deixa de ser "lixo" para a Fitch.
Leia mais aqui
A receita islandesa funcionou. O crescimento económico está agora firme e a a sua moeda estável.
E qual foi a estratégia aplicada? Deixar cair os bancos e julgar os responsáveis pelo crash.
Este post o leva a este post e a este post

4 comentários:

  1. Dificilmente resulta cá, faltam "tomates" para isso!

    ResponderEliminar
  2. Não foi bem isso. A Islândia nacionalizou todo o sistema bancário, e continuam a estar sob alçada do estado. Apenas os depósitos de alguns depositantes estrangeiros não foram garantidos. e no 2º referendo realizado a % da população contra já foi bem menor em comparação com o 1º

    A Islândia aplicou todo um programa do FMI até ao ultimo dia. O programa terminou em setembro passado, e foi um programa que atacou a receita e despesa do estado como é praxe do FMI. (corte de ordenados, aumentos de impostos, cortes na despesa do estado e redução de prestações sociais)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Daniel,

      No caso da Islândia aconteceu o seguinte:

      os três principais bancos do país (que faliram) foram entregues a um conselho de acionistas. Ou seja, foram os credores que assumiram o controle dos bancos. Um quarto banco, menor que os outros três, foi estatizado.

      Quanto às dívidas do governo boa parte foi repudiada.

      Os três principais bancos do país representavam mais de 80% de todo o sistema bancário. Outros três novos bancos foram criados para assumir os ativos domésticos que estavam nas carteiras dos bancos que faliram. Em um desses bancos, o governo detém ações maioritárias.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  3. Bah, esqueceram-se do mais importante... a Islândia desvalorizou a moeda para metade do valor. Coisa que outros não podem fazer.

    ResponderEliminar