segunda-feira, 21 de maio de 2012

Biliões de pessoas


Quantas pessoas a Terra pode suportar?


Depende do padrão de vida.

Se todos vivermos como a população da Índia podemos chegar até aos 15 biliões.

Por outro lado...

Se todos vivermos como a população dos EUA só podemos ser 1,5 biliões.


fonte aqui



2 comentários:

  1. Depois de ouvir uma palestra de Ricardo Augusto Felício aqui pela blogosfera onde ele aborda um pouco este assunto, decidi brincar um pouco com os números de deixo aqui os resultados:

    Suponhamos que aliciados pelas promessas do Sr. Hollande TODA a população do mundo mudava-se para a França, os 7 bilhões distribuidos pelos 550 mil km2 de território françês daria uma mega-metrópole com uma densidade populacional semelhante a Tóquio +/- 13 mil hab/km2 (aproximadamente o dobro da densiade de Lisboa). Isto inclui mesmo TODA a população mundial (mesmo todos os chineses), tudo concentrado na França, ficando todo o resto do planeta completamente desabitado.

    Mas se quisermos um pouco mais de espaço, se em vez de escolhermos a França optarmos pelos Estados Unidos, afinal é (era?) a terra da liberdade, então os 7 bilhões distribuidos pelos 9,3 milhões de km2 daria uma densidade populacional semelhante à cidade de Setúbal – 750 hab./m2.

    Claro que isto é apenas um exercício puramente imaginário, mas ajuda a ter uma ideia de se o planeta estará mesmo saturado ou não em termos populacionais. O que cada um desses habitantes consome já é outra história.

    ResponderEliminar
  2. Sérgio,

    Obrigado pelo seu contributo.

    ResponderEliminar