terça-feira, 3 de abril de 2012

A urgência do think-tank




É urgente a criação de um grupo think-tank (reservatório de ideias) em Portugal.


Um grupo de intelectuais altamente qualificados e de provas dadas, que teria como missão, debater e estimular o debate de ideias para mostrar à sociedade qual o melhor caminho a seguir, com uma capacidade reconhecida de fazer análises sobre os problemas sócios-económicos, debruçando-se tanto no campo nacional como também  na esfera internacional.


Portugal não se pode agarrar mais à insipiência e à rigidez dos partidos políticos e acuidar-se ao lado académico, as teorias e estudos das Universidades Portuguesas são no geral ainda de uma pobreza confrangedora (recentes tomadas de manifestações assim o demonstram).


Urge assim  criar uma alternativa válida e dinâmica à sociedade.

Assim, esta instituição com suas ideias serviria como um filtro de qualidade, para os responsáveis políticos e para as comunidades académicas encontrarem o caminho da lucidez e proporcionar a oportunidade em discutir e aprofundar novas ideias.


Um instituto independente, em que as suas conclusões encontradas, sejam transferidas de forma compreensível, confiável, e acessível tanto para o público como para os tomadores de decisão.


Assim é imperativo encontrar um seleto grupo de portugueses de excelência mas que até então estão na sombra da condução do destino do país.


Esse grupo deve surgir, com capacidade reconhecida, sentido de estado e isenta de responsabilidades pelo estado atual de Portugal. Um grupo forte e respeitável e sem intuito de aspiração ao poder.


Com um mandato bem definido e atento aos problemas contemporâneos, esse grupo deve ser objetivo e capaz de criar as melhores soluções económico-sociais para Portugal.


Necessário é apenas que exista uma ambição e um pensamento positivo e os nossos melhores vultos surgirão para defender Portugal.


Aja por aí quem queira defender e promover esta ideia para que chegue rapidamente o momento de verdade a Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário