terça-feira, 2 de outubro de 2012

A crise política e financeira




6 comentários:

  1. Citar Krugman foi uma desilusão lol

    É impossível o que ele pede, por exemplo a escola Austríaca é completamente diferente do keynesianismo.

    ResponderEliminar
  2. Lol! Mas se reparares ele brincou com a situação quando citou krugman na defesa da descida de salários que não tem nada de Keynesiano... Mas sem dúvida o João Cantiga Esteves é um dos economistas portugueses em maior destaque.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Foi meu professor, anda em grande!

    Excelente entrevista.

    A contaminação politica na economia tem sido a sua desgraça desde há séculos. Se não houvesse, era a escola Austriaca a vigente, e não o keynesianismo, o melhor e mais perigoso brinquedo dos politicos.

    Vivendi continua a postar videos que normalmente não tenho tempo para os ver ;)

    Cmpts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vazelios não deixes de acompanhar o canal no youtube:


      http://www.youtube.com/user/VivendiPT?feature=guide

      Eliminar
  4. Parece ser bom professor.

    A escola austríaca dificilmente seria a vigente, esteve prestes a desaparecer senão fosse Mises a salvá-la.

    O problema é que estes são Austríacos, da Europa continental, e escreviam em Alemão, e não em Inglês.

    Mises era muito há frente do seu tempo, por exemplo explicou num paper a impossibilidade do socialismo (1920) e ninguém lhe ligou puto, em 1988 o Samuelson afirmava que o comunismo era um sistema válido e passado 2 anos este desmorenou completamente.

    A escola austríaca tem um crescimento forte quando os livros começam a ser traduzidos e Hayek vai para a London Buissness school ensinar, consegue que muitos jovens adiram às ideias austríacas, mas dá se o aparecimento do livro de keynes e todos aderem tipo religião ao que este escreveu.

    Como me disse uma vez um prof meu na universidade "o problema de outras escolas é que não apostaram na formalização, e na academia sem formalização não se vai a lado nenhum".

    A matematica e o keynesianismo da uma aura de cientifico À economia, a econometria permite aos economistas parecerem se cientista, o que é excelente para o Ego.

    Os economistas estão apaixonados pelos seus modelos, pela matemática.
    Estou a ler o versão de 1953 de "Theory of money and Credit" do Mises, são 550páginas e não existe 1 único gráfico e nem uma formula (descreve a formula da teoria quantitativa).

    Desconstroi muito do que é ensinado nas universidades, por exemplo o calculo das utilidades, demonstra que o Fisher formulou é uma completa idiotice, a must read.

    O que eu gostaria de saber é se ele é contra o Estado social ou não. E qual o papel do Estado na sociedade.

    Quem me continua a impressionar é o Huerta de Soto, Espanha com economistas daquele calibre devia de estar muito melhor economicamente

    ResponderEliminar